sábado, 28 de maio de 2011

Mais uma visita


 Ontem eu estive mais uma vez no lar dos velhinhos de Pedregulho
 O dia estava acabando e o sol já havia partido.
 Entrei como sempre e logo me deparei com alguns idosos no amplo corredor
 Alguns de cadeira de rodas, outros se movimentando lentamente apoiando-se na barra, 
podia-se ouvir tosses abafadas e poucas conversas como de hospital, mas o silencio era notável.
 Ao fim do corredor avistei o refeitório, 
e enquanto caminhava para aquela grande porta, 
fui passando pelos quartos.
 Em cada porta havia algo que me chamava a atenção
 Vi um filme passar diante dos meus olhos:
 Um quarto escuro, 
um quarto não tão escuro, com uma tela de uma paisagem à óleo, 
um quarto vazio, 
um quarto com uma velhinha calçando os sapatos e sendo amparada por uma enfermeira. .
 Enfim... cheguei ao refeitório, e lá uma senhora muito simpática ajeitava a toalha de mesa sem perceber que eu havia entrado
 Me aproximei, e ela virou-se pra mim com aqueles olhos azuis perguntando-me talvez sem consciência, se era a primeira vez que eu estava ali
 Alguns idosos deram risada por que eu já estivera lá inúmeras vezes, e até já falara com ela.
 Então sorri e toquei seu ombro, e ela continuou a arrumar a mesa
 Senhor Santista, um velho bem alto e já muito doente, ficou contente ao me ver
 E ao dar-lhe a mão para cumprimentá-lo ele ofereceu as duas com um gesto de carinho e gratidão.
 Mesmo sabendo que estão sendo bem tratados, é triste pensar no fim.
 Quando eu fui embora, o crepúsculo já se estendera por todo o céu
 Estava tão lindo... porém, não havia ninguém para apreciá-lo
 Então tudo me pareceu tão solitário que quase emocionei, 
todos aqueles velhinhos sozinhos esperando por alguém, 
não que seja triste envelhecer, é inevitável.
 O que me incomoda mesmo é o modo como a maioria dos filhos jogam seus pais no asilo
alegando não terem tempo.
A vida é muito engraçada, começamos e terminamos quase da mesma maneira, como crianças.


Dedicado à dona Tarsila, uma velha amiga

( Imagem,Velho homem triste de Van Gogh)


Um comentário:

eu Pateta disse...

envelhecer faz parte de nós, agora as condições em que nos vamos encontrar é que ainda permanecem um mistério. não queremos parar num lar ou num asilo por muito bem que sejamos tratados, não há nada melhor que a nossa casa e a nossa família.
a falta de tempo nem sempre é uma desculpa, embora o seja para muitos infelizmente...
são consequências da vida.
um abraço,
Pateta.

metrópole

metrópole
Estava chovendo lá fora

Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento